Análise de dados
2 min readSep 3, 2021
Uma das dificuldades que enfrentei na construção do meu primeiro trabalho de ux design foi a formulação da pesquisa quantitativa e posterior estudo dos dados obtidos.
Quem conseguiu acertar na primeira tacada que dê o like aqui! Brincadeiras à parte, não sou uma pessoa que se acomoda diante da dificuldade enfrentada.
Este é o meu dashboard de análise de gastos pessoais (dados fictícios) com dados disponibilizados pela FLAI no evento Semana do Iniciante em Data Science (30 de agosto a 1 de setembro de 2021).
Raciocínio da construção
- os dados foram tratados e padronizados. Entradas nulas foram excluídas para não prejudicar a contagem.
- Calculei o gasto total dos três anos e fui calculando a média, a quantidade dos dias de gastos e a de compras.
- Os gráficos foram construídos de acordo com a evolução dos gastos (em linha), a variação de gastos em relação ao mês anterior, gastos médio e por categoria.
- Para fazer uma análise da linha do tempo, utilizei filtros do Power BI Desktop.
Conclusão
- Entre os três anos analisados, não podemos dizer o ano de maior gasto, pois não temos todos os dados dos anos 2019 e 2021.
- Domingo é o dia de maior gasto entre a semana. Se descobrirmos onde a pessoa gasta, poderemos estudar uma forma de aumentar a oferta de produto para este consumidor.
- Se a intenção é ajudar a diminuir os gastos pessoais, deveríamos estudar a forma de cortar custos em serviços e restaurante.
- No geral, esta pessoa aumenta os gastos em relação ao mês anterior, nos meses de maio, novembro e dezembro (mais de R$10k). Podemos considerar a influência de datas comemorativas. Ao cruzarmos a informação da categoria com a data, poderemos descobrir a preferência do consumidor e oferecer produtos agregados para aumentar as vendas no comércio.
- Ao pensar no bolso do consumidor, poderia oferecer alternativas de alimentação mais barata, tais como comidas congeladas fitness, planos de preparação semanal de refeição, etc.