Mulheres em Movimento-estudo de caso de UX
Este documento é parte do artigo principal com o mesmo título, um estudo de caso prático do curso de UX Design.
Partindo da premissa contida no livro “A Comunicação e vendas de alto impacto” do autor Rodrigo Lang que enfatiza a importância da utilização de técnicas de vendas, e propõe alguns exercícios práticos, tais como tentar vender um produto ou serviço para si mesmo e fazer um pitch de vendas de 30 segundos para enfatizar a importância do conhecimento sob o produto ou serviço para obtermos sucesso nas vendas ou na negociação, estudei a ferramenta Value Proposition Canvas e a estratégia HEART para criar valor ao cliente e dar a liberdade de tornar visual o processo de criação da estratégia de vendas: o que do produto importa para o cliente.
No Value Proposition Canvas, o lado direito da matriz representa o cliente, que é dividido em dores, ganhos e tarefas do cliente. O lado esquerdo, a solução das dores dos clientes e os criadores de ganhos.
O desenvolvimento do Canvas
Cliente do produto: Mulheres vítimas de violência portadoras de celular com internet que se sintam necessárias para ajudar no processo de empoderamento feminino.
Customer Jobs:
importante: ter atendimento especializado por psicólogos, praticar atividade física para ajudar na evolução da saúde, escrever para aliviar a tensão do dia-a-dia e aumentar a sensação de segurança ou de bem-estar, estudar para ampliar o horizonte intelectual.
menos importante: vender os produtos manufaturados pela usuária do aplicativo, ter contato com outras mulheres para externalizar as experiências vividas.
Customer Pains:
extrema: depressão, isolamento social, vergonha, perda da guarda dos filhos.
modelada: retaliação por amigos e familiares.
Customer Gains:
Essenciais: novas perspectivas de vida, conhecimento, elevação da autoestima, conexão com outras pessoas, retorno ao mercado de trabalho.
Supérfluos: mudança no mindset
Mapeando o valor do Value Proposition Canvas
É aqui que podemos determinar, pelo mapeamento, os produtos e serviços oferecidos, os analgésicos e os criadores de ganho que são importantes para a usuária do produto.
Descrever o produto de uma forma que o cliente veja valor se torna uma tarefa um pouco complicada, pois o produto não é aquilo que é vendido, mas sim, uma ferramenta que o cliente usa para atingir um objetivo, seja ele funcional, emocional ou social.
Produtos e Serviços
Extrema importância: Chat-terapia, cursos, movimente-se, palestras.
Interessantes: compra e venda, troca de experiência, e-book, sua segurança e diário.
Analgésicos
- Fortalecimento psicológico,
- Elevação da autoestima,
- Aumento da segurança das usuárias do produto,
- Capacitação profissional e
- Ganho de uma renda extra com a venda dos produtos manufaturados.
Criadores de Ganho
Com as dores resolvidos pelo analgésico, o produto Mulheres em Movimento estima diminuir 2% do índice da violência doméstica até julho de 2022, assim como ter a possibilidade de a mulher se tornar a principal provedora da família.
Métrica HEART
Segundo o artigo “Como utilizar o Framework HEART para melhorar suas métricas”, o Framework HEART foi criado pelo Google Ventures em parceria com Digital Telepathy. Trata-se de um modelo que auxilia na escolha das métricas que ajudam a melhorar a experiência do usuário com seu produto. Serve também para lembrar em qual parte devemos focar ao elaborar métricas.
Sendo assim, elaborei o quadro abaixo para auxiliar na elaboração da estratégia do produto Mulheres em Movimento.
Apliquei a métrica HEART no terceiro teste de usabilidade, juntamente com o Net Promoter Score (NPS), método de pesquisa de satisfação que identifica o nível de fidelidade dos consumidores à empresa.
Talvez por estarem sensibilizadas com a temática, não foi registrada as detratoras, o que me impossibilitou o cálculo eficaz da experiência do usuário.